Buenos Aires, a capital da Argentina, é um destino que tem conquistado o coração dos brasileiros que estão planejando sua primeira viagem internacional. Mas o que torna essa cidade tão especial e irresistível para os viajantes do Brasil? Dentre outros fatores, podemos destacar principalmente três deles:
1. Proximidade Geográfica e Acessibilidade
Localizada a uma curta distância de muitas cidades brasileiras, Buenos Aires oferece voos diretos e convenientes, tornando a viagem para lá mais fácil do que você imagina. Essa proximidade geográfica facilita para os brasileiros embarcarem em uma aventura internacional sem a preocupação de longas jornadas de voo.
2. Excelente Custo-Benefício
Comparado a outros destinos internacionais, Buenos Aires oferece uma excelente relação custo-benefício para os viajantes brasileiros. Desde acomodações confortáveis até refeições deliciosas, você encontrará opções acessíveis que não comprometem a qualidade da sua experiência de viagem.
3. Gastronomia de Dar Água na Boca
Os sabores únicos da culinária argentina são uma verdadeira delícia para os brasileiros. Das suculentas carnes argentinas aos saborosos alfajores, há uma infinidade de pratos para saborear e apreciar. Não deixe de experimentar as famosas empanadas e os renomados vinhos argentinos durante sua estadia em Buenos Aires.
Mas além desses três fatores, Buenos Aires é um destino muito acolhedor para os brasileiros. A língua espanhola pode parecer um desafio no início, mas muitos descobrem que é mais familiar do que imaginavam, o que facilita a comunicação e a imersão na cultura local. A cidade também é rica em história, arquitetura, cultura e entretenimento.
Crie sua conta na Nomad e receba 2% de cashback com o código FOCONAVIAGEM (Limitado a $20).
Crie sua conta na Wise e não pague taxas em uma transação de até R$3000,00 a partir desse link
O que fazer em 3 dias em Buenos Aires?
Primeiro Dia: Visite os bairros Palermo e Recoleta
Segundo Dia: La Boca e Puerto Madero
Terceiro Dia: Centro e San Telmo
Primeiro Dia: Visite os bairros Palermo e Recoleta
Palermo
Vamos começar pelo bairro de Palermo, que é o maior bairro da cidade e considerado por muitos, o melhor.
O bairro fica ao norte de Buenos Aires e é famoso por sua enorme variedade de atrações turísticas, culturais e gastronômicas.
Jardim Botânico de Buenos Aires
Criado pelo paisagista francês Carlos Thays, cujo nome verdadeiro é Jules Charles Thays. O Jardim Botânico possui três jardins (um francês, um romano e um oriental); cinco estufas; diversas esculturas; um herbário; uma biblioteca voltada para a botânica e jardinagem; e uma mansão no estilo inglês que foi residência do Carlos Thays e sua família.
É ótimo lugar para tirar fotos lindas e sentir a natureza ao seu redor, são cerca de 6 mil espécies vegetais.
- Endereço: Avenida Santa Fé, 3.951 – Palermo
- Entrada: Gratuita
Plaza Itália
A praça é cercada por pontos turísticos, inclusive, o Ecoparque.
A Plaza Italia fica praticamente ao lado do Jardim Botânico, tem até uma estação do metro com o mesmo nome. A Plaza Italia foi criada em homenagem à Itália e sua cultura, que teve uma influência muito importante na criação da identidade argentina, isso fica bem evidente quando passeamos pela cidade.
Ecoparque
- Endereço: Avenida Sarmiento, 2.601 – Palermo
- Funcionamento: de terça ao domingo, de 10:00 às 17:00
- Entrada: Gratuita
Monumento de Los Españoles
Saia pelo outro acesso do Ecoparque, que fica de frente para o Monumento de Los Españoles, uma grande coluna de mármore de 1927. Ela fica numa rotatória que lembra muito as rotatórias européias, mostrando, mais uma vez, a influência que a Europa tem sobre Buenos Aires.
Parque 3 de Febrero
Atravessando a rua você irá encontrar um parque enorme e lindo, o Parque 3 de Febrero.
Em 1875, o parque também conhecido como Bosque de Palermo, começou a dar à Palermo uma cara de bairro. É o maior espaço verde da cidade, com 80 hectares, é o lugar favorito para levar a família, os amigos, abrir a toalha no gramado e fazer um pic-nic. O parque é tão grande que dentro dele podemos encontrar o Lago de Palermo, o Hipódromo, o Planetário, o Jardim Japonês e o Rosedal.
Jardim Japonês
O Jardim Japonês é um atrativo muito concorrido. Fundado em maio de 1967, é um lugar lindo e muito tranquilo. Lá você pode encontrar também um restaurante, uma casa de chá, um viveiro de plantas, uma sala de leitura, uma loja de artesanatos e um espaço para eventos.
O projeto é do paisagista Yasuo Inomata que caprichou na ornamentação com as inúmeras espécies de plantas.
- Funcionamento: todos os dias de 10:00 à 18:30
- Entrada: $ 690 (pesos)
Falando em jardim e plantas, você não pode sair do parque sem ir no Rosedal.
Rosedal
Você já ouviu a expressão “Buenos Aires, a Paris da América Latina”? Bem, o Rosedal é uma verdadeira representação dessa influência francesa de uma forma espetacular.
O lugar foi projetado pelo engenheiro agrônomo Benito Carrasco e abriu suas portas em 1914. Com mais de 18 mil roseiras de diversas espécies, é um verdadeiro paraíso para os amantes de rosas. E a melhor parte? A entrada é gratuita! Em 2011, o Rosedal foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional, destacando sua importância cultural e histórica para a cidade de Buenos Aires.
Lago de Palermo
Bem ao lado do Rosedal, você poderá encontrar o Lago de Palermo e seus pedalinhos. É um lago artificial e faz toda a diferença para a atmosfera do local.
O valor do passeio de pedalinho não é fixo, depende de alguns aspectos como tipo de pedalinho, quantidade de pessoas e etc.
Arcos do Rosedal
Próximo ao Rosedal, eu fiz uma parada nos Arcos do Rosedal, que é um polo gastronômico maravilhoso, super recomendo à você fazer uma refeição nesse lugar delicioso.
Palermo é um lugar tão incrível que você poderá explorar mais se tiver mais tempo na cidade. Para fazer um tour completo reserve dois dias. Além dos lugares que citei acima, você também pode conhecer os sub-bairros Hollywood, Soho, Viejo, Chico, Botânico e Las Cañitas.
Onde comer em Palermo?
Aproveite que já está nos Arcos do Rosedal, e almoce em um dos bares de lá e sinta o clima do local, que é demais.
Eu almocei no Rock & Ribs, comi um hamburguer com molho, fritas e tomei uma limonada. Esse lanche me custou $ 8.600 (pesos), convertendo ficou R$ 46.
Só mais uma dica, o polo possui alguns restaurantes com oferecem uma noite mais dançante, com djs e muita música.
Recoleta
Recoleta é um bairro nobre e o mais sofisticado da cidade, originou-se com o convento dos Padres Recoletos. A maior parte do bairro é residencial, copiando a arquitetura europeia, principalmente francesa.
A região também oferece vários pontos turísticos, além de uma maravilhosa área verde, é um lugar que não pode faltar no seu roteiro.
Cemitério da Recoleta
O Cemitério da Recoleta, sem dúvida, é o mais famoso da cidade e serve de última morada para figuras ilustres da história, como Eva Perón, presidentes, escritores e outros.
O cemitério nos mostra muito mais do que visitar o túmulo dessas pessoas importantes para a história do país, ele nos mostra verdadeiras obras de arte, com esculturas belíssimas e ricas em detalhes, com mais de 90 abóbadas declaradas.
- Endereço: Rua Junín, 1.760 – Recoleta
- Funcionamento: 09:00 às 17:00.
Floralis Genérica
Um dos lugares mais lindos que tive o prazer de “turistar”, no bairro, é a Floralis Genérica, que fica dentro da Plaza de Las Naciones Unidas, se trata de uma magnífica estrutura metálica, com um espelho de água, ao seu redor, além de uma linda área verde.
A flor metálica, como é conhecida aqui no Brasil, foi construída pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano e foi doada à cidade. A escultura de aço inoxidável, conta com 6 pétalas, pesa 18 toneladas e atinge 23 metros de altura, ela possui um sistema hidráulico que faz ela abrir suas pétalas durante o dia e fechar ao entardecer.
- Endereço: Avenida Presidente Figueroa Alcorta, 2.263
- Entrada: Gratuita
Facultad de Derecho (faculdade de Direito)
Bem ao lado da Floralis Genérica, conheça a Facultad de Derecho (faculdade de Direito), uma construção majestosa, no estilo monumentalista, que representa expressão de poder. A faculdade foi inaugurada em 1949, pelo presidente, na época, Juan Domingo Perón e sua esposa, Eva Perón.
Museu de Bellas Artes
Pertinho da Facultad de Derecho, viste o Museu de Bellas Artes de Buenos Aires, que é um dos mais importantes da América Latina. Foi inaugurado em 1933 e possui obras de artistas internacionais muito importantes como Picasso, Rembrandt, Monet, Rodin, Goya, Van Gogh e outros.
- Endereço: Avenida Del Libertador, 1.573
- Entrada: Gratuita
Livraria El Ateneo
A Livraria El Ateneo foi eleita pelo jornal britânico The Guardian, a segunda livraria mais linda do mundo, em 2008, e posso afirmar para vocês que é mesmo.
Com mais de 100 anos de existência, antes o prédio era um teatro, chamado Teatro Grand Splendid, que teve apresentação de grandes personalidades da cultura argentina como Roberto Firpo e Carlos Gardel. Hoje o palco dá lugar à um Café.
- Endereço: Avenida Santa Fe, 1.860
- Funcionamento: de segunda a quinta 9h às 22h, sexta e sábado 9h às 00h e domingo de 12h às 22h
Além desses atrativos acima, você pode também ir no Museu de Arte Latino Americano, conhecido como MALBA, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Recoleta, Plaza Francia e etc.
Segundo Dia: Visite os bairros La Boca e Puerto Madero
Os bairros de La Boca e Puerto Madero representam diferentes facetas da cidade, cada um com sua própria história, cultura e identidade.
Enquanto La Boca celebra a tradição e a cultura popular argentina, Puerto Madero encarna a modernidade, a sofisticação e a prosperidade econômica.
Esses contrastes culturais contribuem para a riqueza da experiência de explorar a diversidade de Buenos Aires.
La Boca
La Boca é um bairro histórico e colorido, conhecido por suas casas pintadas em cores vibrantes e sua rica cultura popular. O bairro é uma celebração da tradição e da herança cultural argentina, com suas raízes profundamente enraizadas na imigração europeia, especialmente a italiana.
La Bombonera
Comece o dia indo conhecer o lugar que tem a cara do futebol Argentino, o estádio do Boca Juniors, mas conhecido como La Bombonera.
O estádio, de fato, é uma atração turística, turistas do mundo todo, várias lojas do clube, esculturas de alguns craques, para tirar fotos.
Infelizmente, quando fui, só estava permitido ir no museu do clube, não pude ir na arquibancada e tentar recriar a atmosfera da torcida num dia de jogo. Mesmo assim, você não pode deixar de ir lá conhecer.
Caminito
Após curtir a Bomboneira, vá caminhando até o famoso Caminito, é bem pertinho.
Nós, que não somos de lá, sempre escutamos que o bairro é perigoso, mas não achei isso não, é claro que temos que ter cuidado, principalmente, não entrando em ruas muito pra dentro do bairro.
O local costuma ser bem cheio, com pessoas de tudo que é canto do mundo. E, quando estive lá, estava tendo uma feira bem legal e essa animação toda combina muito bem com o colorido e astral bom do local.
O bairro La Boca é o bairro mais antigo da cidade e o Caminito é sua principal atração turística, que é um trecho de uma rua, onde muito anos atrás, passava uma ferrovia.
O local respira arte e cultura, seja por seu colorido vibrante, seja por expositores de obras de arte ou, ainda, por apresentações de cantores e casais dançando tango. Como não pode faltar, você vai encontrar muitos bares, restaurantes, lojinhas de regalos (presentes) e muito, muito alfajor.
Não deixe de passar na loja da Cachafaz que fica na famosa esquina do Caminito. E uma curiosidade é que essa loja que hoje é da Cachafaz, há alguns anos atrás era da marca concorrente Havana. Você pode inclusive subir na parte superior da loja para tirar uma foto.
Puerto Madero
Puerto Madero, por outro lado, é um bairro moderno e luxuoso, localizado às margens do Rio de la Plata. Desenvolvido a partir de uma área portuária revitalizada, o bairro é um símbolo de prosperidade e crescimento econômico na cidade.
Com a reurbanização, parques foram projetados, ruas e avenidas foram abertas, universidades se instalaram (uma delas bem conceituada, que está num antigo armazém), centros culturais e, principalmente, o polo gastronômico chegou com muita força no bairro. Caminhando pelo rio, você vai observar que há uma gigantesca oferta de bares e restaurantes, muito bacana mesmo.
Puente de La Mujer
Sem dúvida, o lugar mais visitado do bairro é a Puente da La Mujer, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O desenho da ponte retrata um casal dançando tango.
Essa ponte tem uma curiosidade no seu projeto, toda vez que uma embarcação maior se aproxima do porto, sua base gira abrindo passagem para o navio passar.
Você precisa conhecer e tirar aquela foto legal!
Fragata Sarmiento
A Fragata Sarmiento é outra atração turística do bairro, construído em 1897, realizou por volta de 37 viagens importantes pelo mundo. Na visita, é possível percorrer toda a embarcação.
Onde comer em Puerto Madero?
O bairro possui muitas opções maravilhosas, não deixe de ir em um dos restaurantes do Puerto Madero.
Eu escolhi e recomendo o restaurante Cauce, que é bem elegante e com uma comida perfeita (muito perfeita), além de ter um excelente custo-benefício. O restaurante fica próximo à Puente de La Mujer.
Tem um bar que é bem legal e badalado, fica no rio e é como se fosse uma ilha, se chama Peñon Del Águila, eu achei super interessante.
Terceiro Dia: Visite os bairros do Centro e San Telmo
Enquanto o Centro é o coração pulsante da cidade, repleto de marcos históricos e instituições importantes, San Telmo encanta com seu charme antigo, arte de rua e atmosfera boêmia
Centro
O Centro de Buenos Aires também é conhecido como Microcentro, mas o interessante é que essa área não é reconhecida como bairro da cidade. Na verdade, o Microcentro faz parte dos bairros San Nicolás e Montserrat. Como todo centro, a região possui edifícios históricos, comerciais, bancários, administrativos e sedes do governo.
Café Tortoni
A primeira parada do dia é para tomar um café da manhã perfeito no famoso Café Tortoni.
Segundo a história, o Café Tortoni foi fundado em 1858, por um imigrante francês, que abriu um estabelecimento que recordasse os cafés de Paris, do século 19.
É muito importante chegar cedo, pois o local é bastante concorrido. Ah! Você quer uma dica? Peça um chocolate quente com churros, aí você molha os churros no chocolate quente, que fica uma delícia.
- Funcionamento: de 08:00 até 22:00
- Endereço: Avenida de Mayo, 825
Obelisco
Depois de tomar um café maravilhoso, vá até o famoso Obelisco, onde pela primeira vez, a bandeira da Argentina foi içada.
Ele fica no cruzamento da avenida 9 de Julio e da “Calle” Corrientes. Uma curiosidade é que a avenida 9 de Julio é uma das mais largas do mundo, com 140 metros.
O Obelisco foi inaugurado em 1936 e é um dos pontos mais fotografados da cidade, pelos turistas, junto com o BA (Buenos Aires) ornamentado, que fica de frente para o Obelisco.
O lugar também é o ponto de encontro de acontecimentos históricos, políticos e comemorativos e etc.
Tango Porteño
A avenida 9 de Julio nos oferece vários prédios históricos e culturais, como o Tango Porteño, que é uma das mais tradicionais casas de tango da cidade.
Teatro Colón
Bem próximo do Tango Porteño, você vai encontrar o Teatro Colón, um magnífico e histórico teatro de ópera, acusticamente considerado um dos cinco melhores do mundo.
Teve sua inauguração em 25 de março de 1908. A sala principal do teatro tem a forma de ferradura, seguindo a norma clássica italiana e francesa e tem capacidade para 2.478 pessoas sentadas e 500 em pé.
Quem quiser, pode fazer a visita guiada no teatro todos os dias a partir das 10:00, a cada 15 minutos saem grupos de, no máximo, 34 pessoas, sendo que o último grupo sai às 16:45. Você pode comprar a entrada na bilheteria da rua Tucumán, 1.171.
Calle Florida e Galerias Pacífico
Agora, se você gosta de fazer compras, vou te dar duas ótimas opções. Uma é a Calle Florida, que é uma rua comercial com diversas lojas e opções de compras e é onde fica a entrada principal da segunda dica que é a linda e sofisticada Galerias Pacífico, onde você encontra produtos de luxo, de várias marcas internacionais e locais.
O prédio das Galerias Pacífico foi projetado no estilo francês e sua cúpula de 450 metros, que é uma verdadeira obra de arte, reflete um estilo muito utilizado no final do século 19 e início do 20.
Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Caminhando mais pelo centro, você irá chegar até a linda Catedral Metropolitana de Buenos Aires, que atrai milhares de visitantes por ter sido o local de atuação do Papa Francisco de 1998 até assumir o posto de Papa.
No seu estilo Neoclássico, ela possui na sua entrada 12 colunas, representando os 12 apóstolos. A obra da catedral começou em 1752 e só terminou por volta de cem anos depois, sua decoração foi concluída em 1911.
Quando entrei nela, fui surpreendida por sua beleza de suas cinco naves, sua cúpula de 41 metros de altura e ao redor eu observei os 14 quadros representando a via crucis.
Em uma das naves laterais, encontra-se o mausoléu do general José de San Martín, um herói nacional liderando o processo de independência da Argentina, Chile e Peru. Após sua morte em 1850, os restos mortais do “El Libertador” (como é conhecido) retornou para a Argentina onde está junto de outros heróis nacionais. A Catedral está localizada em frente à Plaza de Mayo, próximo à Casa Rosada.
Plaza de Mayo
Saindo da Catedral, vá até a Plaza de Mayo que é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro.
Trata-se de uma praça enorme, rodeada de prédios históricos. Ela está localizada no bairro de Montserrat, onde começa a linda avenida de Mayo. É a praça mais antiga da cidade e ela recebeu esse nome devido à revolução de 25 de maio de 1810, que resultou na independência do país. No meio da praça tem uma pirâmide que representa o centenário dessa revolução.
Casa Rosada
De frente para a praça você irá ver a imponente Casa Rosada, que é a sede da Presidência da República Argentina, em Buenos Aires.
O presidente Domingo F. Sarmiento que decidiu pintar o prédio de rosa, a cor rosa tem duas versões: uma é que era normal, na época, pintar os edifícios com mistura de cal e sangue animal, essa mistura dá um tom rosa e a outra versão é para simbolizar a paz entre duas facções locais, os unitários (brancos) e os federais (vermelho), que se enfrentaram durante anos em guerras civis.
A Casa Rosada ocupa o lugar de onde foi o primeiro forte da cidade, no ano de 1580, isso porque a parte dos fundos do prédio dá para o Rio da Plata.
Em frente à Casa Rosada está o monumento de Manuel Belgrano, foi quem criou a bandeira nacional. Uma curiosidade é que abaixo do monumento há várias pedras com nomes e datas e após uma pesquisa, descobri que é uma homenagem às pessoas que morreram em devido à COVID 19.
Banco de La Nacion Argentina
Próximo à sede presidencial, você irá conhecer o Banco de La Nacion Argentina.
Centro Cultural Kirchner
E logo depois temos o Centro Cultural Kirchner, que é um lugar dedicado às artes visuais, cênicas e outras manifestações artísticas. Dentro do Centro Cultural existe um salão que recria a sala de despachos da Eva Perón, na década de 1940.
Em contraste com os prédios históricos, o centro também tem sua parte moderna, com prédios estilosos e modernos.
Onde comer no Centro?
Se você é fã de uma pizza, tem um lugar que você precisa conhecer no centro de Buenos Aires: a El Cuartito.
A El Cuartito é uma pizzaria super tradicional de Buenos Aires. Ela foi fundada em 1934 e desde então serve pizzas deliciosas e autênticas.
A pizzaria possui um clima vintage descolado, com fotos antigas e uma vibe que te faz sentir numa máquina do tempo.
As pizzas são as estrelas, obviamente. Fina, crocante, e cheia de sabor. Além das opções tradicionais, o cardápio tem umas opções diferentes também, pra todo tipo de gosto.
Prepare-se para enfrentar fila se você quiser ir porque o local é bastante requisitado. É concorrido mas é sucesso!
- Endereço: Rua Talcahuano, 937 Centro
- Funcionamento: de 12:30 à 01:00 (segunda feira não abre).
San Telmo
San Telmo é um dos bairros mais antigos da cidade, e é conhecido por suas ruas de paralelepípedos, arquitetura colonial e atmosfera boêmia.
Estátua da Mafalda
Um dos símbolos do bairro é a estátua da boneca Mafalda, que fica na esquina das ruas Chile e Defensa. Ela está sentada próxima aos seus amigos Susanita e Manolito.
Você pode tirar uma foto ao lado dela, mas para isso, você, provavelmente, terá que encarar uma fila, pois todo mundo quer registrar esse momento ao lado da personagem de quadrinhos mais famosa e querida do país.
Pertinho da estátua, existe uma placa que está localizada no prédio onde morou o Joaquin Salvador Lavado “Quino”, o criador da personagem.
Feira de Antiguidades
Lá você vai encontrar a famosa feira de antiguidades, que existe há mais de 40 anos todos os domingos, ela começa na Plaza Dorrego (onde estão os objetos mais antigos) e vai até a Casa Rosada.
Plaza Dorrego
Na Plaza Dorrego, você poderá encontrar diversos bares, restaurantes e cafés. Também tem algumas lojas vendendo vinho. Na praça, geralmente fica um casal dançando tango, dá pra ter o gostinho do Tango Argentino se você não for às famosas casas de Tango.
Visite as lojas
Em San Telmo você vai encontrar uma variedade enorme de lojas vendendo antiguidades, vinhos, doce de leite e alfajor.
Mercado de San Telmo
O Mercado de San Telmo é um dos lugares mais visitados do bairro. Com mais de 120 anos, o lugar vende de tudo, antiguidades, refeições, lanches, queijo, flores, artesanatos e etc.
Onde Comer em San Telmo?
Já que estamos falando do Mercado de San Telmo, recomendo que você almoce por lá e experimente comer em um local bem raiz da cidade.
Eu almocei num restaurante que fica bem na entrada do mercado e a comida é muito bem servida, minha refeição custou $ 6.000 (pesos), equivale à R$ 33,00.
E se você quiser fazer um lanche tem a tradicional hamburgueria Perez H. Na real é uma rede de hamburguerias com filiais espalhadas pela cidade, você poderá comer o seu lanche acompanhado por uma cervejinha artesanal.
Os hambúrgueres são deliciosos e bem em conta também.
Seguro Viagem é obrigatório na Argentina?
O seguro viagem não é obrigatório na Argentina, mas eu não recomendo que você viaje sem cobertura.
Imagine ter que utilizar algum serviço médico e pagar um valor fora do seu orçamento, ou até mesmo se infelizmente você tiver a sua bagagem extraviada no vôo.
Eu utilizei e recomendo a Real Seguro Viagem que você terá 10% de desconto se fechar o seguro viagem através do link abaixo.
Quer viajar mais pagando menos?
No meu grupo de emissões de passagens encontramos as melhores promoções de vôos por diversas companhias aéreas e os melhores destinos internacionais.
Assim você consegue poupar tempo pesquisando por promoções e ainda garante os melhores preços.
Participe agora mesmo clicando no link a seguir: Participe do meu Grupo de Emissões no Whatsapp.