Trilha das Praias Selvagens em Barra de Guaratiba, RJ

A aproximadamente 60km do centro da cidade do Rio de Janeiro, fica o bairro Barra de Guaratiba. Por lá temos um trecho da trilha transcarioca que te dá acesso às praias (quase) desertas da cidade maravilhosa.

Até mesmo muitos cariocas não conhecem estas praias, que são realmente desconhecidas para muita gente, mas nós aqui do Foco na Viagem estivemos lá e mostraremos como é possível conhecer estas praias paradisíacas

Essa foi uma trilha que particularmente gostamos muito de fazer pois une duas coisas que adoramos: trilha e praia. Além disso, ainda é um local pouco explorado. 

Como é o acesso?

O acesso para estas praias pode ser através de barcos, saindo de Barra de Guaratiba (praia do canto) ou por uma trilha de nível médio, caso você tenha disposição, garantimos que todas as horas de caminhada valerão muito a pena. Nesse post iramos falar sobre a trilha especificamente. 

Assim que você chega a Barra de Guaratiba, diversos motociclistas estarão nas proximidades da Praia do Canto para indicação de estacionamentos nos arredores e próximos às entradas das trilhas, geralmente o valor cobrado é de 20 reais

Sobre a trilha das Praias Selvagens

O início para a trilha até estas cinco praias se dá pela Trilha do Perigoso. A primeira etapa te leva para a Praia dos Búzios (a menor de todas, também conhecida como Praia das Conchas) e Praia do Perigoso (a mais bela e mais frequentada), bem em frente à Pedra da Tartaruga

Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga em Barra de Guaratiba
Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga em Barra de Guaratiba

Até a Praia do Perigoso, uma das 5 Praias Selvagens, o trajeto é feito por uma caminhada leve que dura aproximadamente 1 hora. Lá a água é tão cristalina que dá pra fazer até snorkeling em alguns pontos e sua beleza é tanta que se tornou nossa praia número 1 da cidade do Rio de Janeiro.

A ida até a Praia do Perigoso já é uma ótima pedida, mas se você busca praias ainda mais desertas, aconselhamos seguir a trilha até o final. Para isso, você deverá retornar um pedaço e pegar a bifurcação para continuar a trilha caso queira conhecer as outras três praias.

O acesso à Praia do Meio se dá por um leve rapel, que para descer, você utilizará o auxílio de três lances de cordas. A adrenalina é grande e o visual recompensador. 

Praia Funda - Trilha das Praias Selvagens
Praia Funda – Trilha das Praias Selvagens

A próxima praia é a Praia Funda, famosa por conter a Pedra da Lua, que são formações rochosas que rendem belas fotos para o Instagram.

E, por fim, chega-se à praia mais deserta de todas, a Praia do Inferno, que com certeza é também a mais deserta.

Sugerimos que você leve repelente e protetor solar, pois é uma trilha com muita exposição ao sol.

Pedra da Lua
Pedra da Lua

Tempo de duração da trilha

O percurso do Circuito das Praias Selvagens tem um total de 8,5 km e o tempo de duração da trilha vai depender muito do intuito de cada um. Por conta das praias lindíssimas, com certeza você vai querer dar uma parada pra tomar um bom banho de mar. 

Mas no geral, o tempo total de caminhada no Circuito das Praias Selvagens é de 6 horas.

Mirante logo no início da Trilha das Praias Selvagens
Mirante logo no início da Trilha das Praias Selvagens

Falando da nossa experiência, começamos a trilha às 8h e finalizamos às 16h. Fizemos a trilha com bastante calma e com paradas para banho de mar.

Uma dica: para quem vai fazer essa trilha com o intuito de curtir o mar, assim como nós, tome cuidado com o horário da volta pra você não correr o risco de voltar à noite e pegar parte da trilha no escuro, o que torna o trajeto mais perigoso principalmente para quem não tem tanta experiência.

Portanto, o melhor é começar a trilha o mais cedo possível para não ter correria e você conseguir curtir bem.

Praia Funda Barra de Guaratiba
Praia Funda Barra de Guaratiba

Onde Comer

No percurso da trilha não há infraestrutura de barracas. Então, levamos nosso lanche e muita água. Nossa sugestão é que você faça o mesmo.

Mas depois dessa longa trilha, fomos repor as energias no pólo gastronômico de Barra de Guaratiba e recomendamos o melhor restaurante no quesito sabor e custo benefício: o Restaurante da Tia Penha. Para quem vai de carro é uma boa passar por lá. Fica no endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 10815.

Lá no restaurante comemos uma Peixada muito bem servida por R$60,00, estava uma delícia.

_______________________________

Não deixe lixo nas trilhas, recolha e descarte em local apropriado.

_______________________________

Se inscreva no canal: https://www.youtube.com/foconaviagem

Envie sua dúvida pelo Instagram @foconaviagemreal

_______________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *