O Forte de Copacabana é um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro, ele propicia uma linda vista da praia de Copacabana e do famoso morro do Pão de Açúcar, na Urca. É aquele lugar super charmoso da cidade maravilhosa que não dá pra deixar de conhecer.
Nós fizemos um tour pelo local e vamos te mostrar além das belezas naturais também o Museu Histórico do Exército e a filial da tradicional Confeitaria Colombo.
Sobre o Forte de Copacabana
O Forte fica na ponta de Copacabana, na altura do posto 6, ao final da praia e do bairro com o mesmo nome. Ele foi construído no início do século XX para proteger a cidade do Rio de Janeiro que, na época, era a capital do Brasil.
Foi palco de importantes acontecimentos históricos do Brasil, os quais podemos destacar o levante dos “Dezoito do Forte” (datado de 2 a 6 de julho de 1922), a detenção do presidente da República deposto, Washington Luís em 1930, e também do Prefeito do então Distrito Federal, Antônio Prado Júnior, tendo ambos dali partido rumo ao exílio na Europa.
O que é possível visitar no Forte de Copacabana?
A partir de 4 de maio de 1987 foi criado o Museu Histórico do Exército nas instalações do forte de Copacabana. Daí então foi transformado em Espaço Cultural, onde é possível encontrar exposições de peças de Artilharia dos séculos XIX e XX, o próprio Museu Histórico do Exército com peças dos períodos colonial, imperial e republicano, a biblioteca, um auditório e a filial da tradicional Confeitaria Colombo, chamada “Café do Forte”. Mas além deste hoje o Forte conta ainda com mais alguns cafés e uma loja de conveniência onde é possível comprar algumas lembrancinhas do local e da cidade.
Horário de funcionamento
Museu Histórico do Exército, Fortificação e Exposições: Terça a domingo e feriados, das 10h às 18h
Alameda, Cúpula dos Canhões, Cafés e Loja: Terça a domingo e feriados, das 10h às 19h
Segundas-feiras não há visitação
Valor da entrada
Para acessar o forte é necessário pagar uma taxa de R$ 6,00 e a meia entrada no valor de R$ 3,00. Lembrando que o pagamento deve ser feito em dinheiro e para ter direito à meia entrada é necessário apresentar um documento de comprovação. Tem direito à meia entrada: Professores da rede pública de ensino; Estudantes das redes pública e privada; Maiores de 60 anos e Portadores da ID Jovem.
Estão isentos de pagamento (também mediante de comprovação):
- Militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares do Brasil e dependentes;
- Militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares estrangeiras, desde que fardados;
- Maiores de 80 anos;
- Pessoas com deficiência;
- Menores de 6 anos;
- Guias Turísticos; e
- Grupos agendados.
Uma observação importante é que às terças-feiras a entrada é gratuita.
Mais informações você poderá encontrar no site oficial: http://www.mhexfc.eb.mil.br/pt-br/ingressos.html
Dicas para visitar o Forte de Copacabana:
- Evite os finais de semana e feriados, nestes dias o local costuma ficar bastante cheio
- Se for nestes dias mais cheios, prefira a parte da tarde, após às 15h
- No local não há estacionamento. Portanto, programe-se para ir de transporte público, táxi ou uber. Você pode também tentar pegar vaga na orla da praia, porém dependendo do dia isso pode ser um pouco difícil pois costuma ficar bastante cheio.