Trilha da Pedra do Pontal no Rio de Janeiro

“Do Leme ao Pontal Não há nada igual”, já dizia Tim Maia. A trilha da Pedra do Pontal fica localizada no Recreio dos Bandeirantes à altura do posto 12, entre a Praia do Recreio e a Praia do Pontal de Sernambetiba . Local ainda pouco conhecido e pouco explorado até mesmo pelos cariocas.

Onde fica a Pedra do Pontal?

A Pedra do Pontal fica no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade. E para começar a subida da trilha é necessário atravessar a faixa de areia que divide as duas praias até alcançar a pedra, que fica em frente ao posto 12 da Praia da Recreio.

Vista da Pedra do Pontal | Praia do Recreio e Praia da Macumba
 Vista da Pedra do Pontal | Praia do Recreio e Praia da Macumba

Como é a trilha?

No geral, a trilha do Pontal é fácil de se fazer e é possível alcançar o cume com aproximadamente 30 minutos de caminhada. Durante o percurso encontramos trechos em meio a mato e terra batida, mas também outras partes tendo que caminhar em pedra muitas vezes bastante íngreme. Lembrando que a maior parte da trilha é totalmente exposta ao sol.

A parte com maior dificuldade é o trecho final, antes de alcançar o cume da Pedra do Pontal, onde nos deparamos com uma rocha bastante vertical que possui uma corda para auxiliar na subida e nós achamos que há pouca segurança. Neste trecho, inclusive, a Patrícia optou por não subir pois ficou com medo devido à altura e à falta de segurança.

Veja no vídeo abaixo todos os detalhes da trilha:

Para quem resolver subir é necessário ter um enorme cuidado pois existe sim o risco de um acidente. Observamos inclusive que a maioria das pessoas acaba desistindo de terminar a subida neste momento.

Se você ficou com medo, não se preocupe, de qualquer parte da trilha a foto fica bem bonita e você terá um belo visual. Vale a pena de qualquer forma!

Momentos antes de subir pela corda até o cume da pedra
Momentos antes de subir pela corda até o cume da pedra

Visual da Pedra do Pontal

O ponto mais alto possui cerca de 120 metros de altitude e lá de cima é possível avistar à direita a Praia do Recreio, Praia da Reserva e da Barra da Tijuca, e à esquerda a Praia do Pontal, da Macumba e a Prainha.

Vista do topo da Pedra do Pontal
Vista do topo da Pedra do Pontal

 

Se o dia estiver ensolarado é possível ainda visualizar a Pedra da Gávea, o Cristo Redentor bem ao fundo e toda a restinga da Barra.

Quando ir? 

De fato, uma das coisas que nos impressionou bastante durante o percurso da trilha da Pedra do Pontal foi a quantidade de pessoas subindo a trilha, muitos com chinelos, roupas de banho e até mesmo descalços, alguns até com bebida alcoólica em mãos. Lembrando que não aconselhamos esse tipo de vestimenta e nem mesmo o consumo de bebidas alcóolicas durante a trilha. Sejamos trilheiros conscientes!

Portanto, a recomendação para fugir da muvuca é que a trilha seja feita em dia de semana de preferência pela manhã, evitando os finais de semana e feriados.

Veja na foto abaixo como estava a praia em um domingo de manhã. Daí já é possível imaginar quanta gente tinha na trilha.

Trilha da praia domingo de manhã
Visual da praia domingo de manhã | Rio de Janeiro

Dicas para fazer a trilha

  • Use roupas leves e apropriadas para a exposição ao sol, as com filtros UV são as melhores. 
  • Itens que também não devem ficar de fora são uma bota ou tênis para trilha e protetor solar. 
  • Não se esqueça de levar água e um lanche para evitar uma possível desidratação ou hipoglicemia. 
  • Após a trilha você pode escolher em qual praia irá se refrescar
  • Se fizer a trilha pela manhã, uma boa opção é almoçar em algum quiosque na praia

Atenção! Preserve o meio ambiente

No percurso dessa trilha encontramos muito lixo jogado em meio à natureza. Latas de cerveja, garrafas, pacote de biscoito e até mesmo preservativos. O nosso pedido é para que todos sejamos mais conscientes. Cuide da nossa natureza, leve seu lixo com você e jogue em local apropriado para que a gente ainda possa aproveitar, e muito, lugares como este!

Preserve o meio ambiente ♻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *