Mirante Sacopã e do Urubu – Parque da Catacumba

O Parque Natural Municipal da Catacumba é uma reserva ecológica que fica em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O local oferece um ótimo espaço aberto para passar o dia em família ou mesmo para aqueles que buscam um pouco de aventura. Neste post vamos te contar tudo o que é possível fazer neste parque.

Como chegar

O parque situa-se na Av. Epitácio Pessoa, n. 3000, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas e como referência fica em frente ao posto “casca de ovo”. O Parque da Catacumba fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

O que fazer no Parque da Catacumba?

O local é bastante tranquilo e sossegado onde você pode simplesmente optar por um passeio e caminhada ou até mesmo fazer trilhas e atividades de ecoaventura. Além disso o lugar rende boas fotos e um ótimo contato com a natureza em pleno grande Rio.

Mirantes e Trilha

A Trilha do Parque da Catacumba é uma trilha leve e fácil de se fazer, bem demarcada e gratuita. São apenas 600m até o topo, que em uma subida constante você consegue finalizar em 30 minutos e é totalmente possível fazer sem o acompanhamento de guias.

Ao longo do percurso você encontra pequenos lagos com uma fauna local e o primeiro ponto para fotos é o chamado Bambuzal, onde é possível visualizar uma bela paisagem de parte da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Bambuzal - Parque da Catacumba - Rio de Janeiro
Bambuzal – Parque da Catacumba – Rio de Janeiro

Mirante Sacopã

Com mais alguns minutinhos de caminhada, chegamos ao primeiro grande mirante, o chamado Mirante Sacopã. No corredor que dá acesso à pedra do Mirante encontramos dezenas de micos famintos por comida e atenção dos visitantes locais. Mas não se esqueçam de que é proibido alimentar animais silvestres, pois eles devem buscar seu próprio alimento na natureza e além disso, qualquer animal pode reagir de forma negativa à presença de humanos e se sentir ameaçado, gerando riscos para ambos. Neste mirante, além dos amigáveis micos conseguimos avistar diversos animais, como tucanos e outras aves locais.

Mico Estrela no Parque da Catacumba - Rio de Janeiro
Mico Estrela no Parque da Catacumba – Rio de Janeiro

Do Mirante Sacopã é possível visualizar além da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, a sede do Clube de Regatas do Flamengo, o Jockey, a Pedra da Gávea, o Jardim Botânico, Morro dois irmãos e até mesmo algumas praias da zona sul da cidade.

Vista do Mirante Sacopã - Parque da Catacumba - Rio de Janeiro
Vista do Mirante Sacopã – Parque da Catacumba – Rio de Janeiro

Mirante do Urubu

Saindo do mirante anterior e caminhando por aproximadamente mais uns 10 minutos, chegamos ao principal mirante desta trilha, que é o Mirante do Urubu, que tem uma visão ainda mais aberta da Lagoa Rodrigo de Freitas. Lá você encontra um deck de madeira onde é possível tirar boas fotos com um fundo incrível. É importante frisar que neste deck há um limite de 10 pessoas ao mesmo tempo por questões de segurança.

Vista do Mirante do Urubu - Parque da Catacumba - Rio de Janeiro
Vista do Mirante do Urubu – Parque da Catacumba – Rio de Janeiro

Área para a família

Além da trilhas e dos Mirantes, o parque oferece uma estrutura de apoio ao visitante que inclui área de piquenique.

Atividades de ecoaventura

Dentro do parque, uma empresa privada oferece atividades de arvorismo, escalada e tirolesa. Para realizar as atividades são cobrados valores tabelados pela empresa que opera o serviço e cada atração possui preços que variam a partir de R$20,00 por pessoa.

O atrativo pode ser agendado pelo site https://lagoaaventuras.com.br/ ou na hora mesmo com o funcionário do local. Caso queira realizar as três atividades vale mais a pena comprar o combo, pois o valor fica mais em conta.

Principais dicas para a visita ao Parque da Catacumba

  • A trilha é leve e autoguiada podendo ser feita até mesmo com crianças
  • Nunca alimente os animais silvestres
  • Não é permitido entrar com animais de estimação no local
  • É proibido o uso de aparelhos de som
  • Não esqueça de levar seu repelente e protetor solar
  • Leve água e alimentos suficientes para o tempo que pretende passar no local, principalmente se for fazer a trilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *