Miraí é uma cidadezinha de aproximadamente 15 mil habitantes, localizada na zona da mata mineira, no interior de Minas Gerais, próximo às cidades de Muriaé, Cataguases e Guiricema.
Miraí destaca-se por ser uma cidade pacata, com culinária típica mineira e suas diversas fábricas que geram emprego para os miraienses.
O prédio de maior valor histórico e cultural do município de Miraí é a Igreja Matriz. Feita em estilo barroco, o que se impôs também em todo o entorno da Praça Dr. Miguel Pereira. A Igreja é um dos pontos mais marcantes e reconhecidos da cidade.
As principais festas da cidade são o carnaval (considerado o melhor da região), o Encontro Nacional de Motociclistas e o Festival de Samba e petiscos.
As belezas naturais que podem ser contempladas em Miraí são as cachoeiras e as trilhas. A trilha mais famosa da cidade leva ao Morro do Camapuã, visto ao fundo da imagem acima no lado direito.
Um dos pontos interessantes de se visitar em Miraí é o memorial dedicado ao miraiense mais famoso, o cantor e compositor Ataulfo Alves, cantor de diversos sucessos do samba brasileiro, como por exemplo: Ai! que saudade da Amélia (com Mário Lago); Atire a primeira pedra (com Mário Lago); Laranja madura; Leva meu samba; Meus tempos de criança; Mulata assanhada; Na cadência do samba (com Paulo Gesta); O bonde de São Januário (com Wilson Batista); Pois é.
Se você quer conhecer um pouquinho mais de Miraí assista a esse vídeo que publicamos em nosso canal.