Como chegar à PRAIA DO SECRETO no Rio de Janeiro

A Praia do Secreto é uma pequena piscina natural localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, bem do lado da Praia da Macumba. Mas o acesso para esse paraíso na Cidade Maravilhosa não é tão simples.

Como chegar à Praia do Secreto

Existem duas maneiras principais para se chegar até lá: através da Praia da Macumba ou pela trilha à partir do Mirante do Roncador. Mas cuidado, pois ambos os acessos são perigosos e requer muita atenção de quem deseja chegar a este belo destino. 

Pela Praia da Macumba é necessário atravessar o canal que fica ao final da praia e seguir pela areia até o acesso pelas pedras. Na maré baixa esse acesso se torna a melhor opção, porém na maré mais alta esse acesso fica ainda mais perigoso pois você deverá atravessar pela água que poderá te jogar contra as pedras. 

Nesse caso é recomendado que você vá pela trilha à partir do Mirante do Roncador. Lá no mirante do Roncador é possível parar gratuitamente o seu veículo e seguir para a trilha que começa voltando uns cinco minutos pela estrada em direção à Praia da Macumba. 

A trilha é rápida porém perigosa pois é necessário descer um paredão de rocha bastante inclinado, portanto muito cuidado nessa descida. Muita gente faz a descida descalço ou com chinelos porém recomendamos que você utilize um calçado adequado e procure a parte menos íngreme, que fica mais à esquerda.

Vale a pena visitar a Praia do Secreto?

De certo que vendo pelas imagens julgamos ser mesmo um paraíso, não é mesmo? Mas o fato é que a piscina nem sempre é tão bonita como vemos nas fotos e vídeos, pois depende muito das condições do mar. Se no Recreio o mar estiver limpo e calmo, muito provavelmente estará linda a piscina. 

Uma segunda observação sobre a Praia do Secreto é que você deve se atentar e tomar muito cuidado se o mar estiver batendo muito, ou a maré estiver muito alta, pois o perigo dentro da piscina aumenta. Nessas condições o nível da água lá dentro começa a ficar mais alto e as ondas começam a jogar com muita força e velocidade a água pra dentro da piscina, podendo causar acidentes. Inclusive já houveram alguns acidentes fatais no local.

E um último ponto é que essa Piscina já não é mais tão secreta quanto o seu nome. De uns anos pra cá ela já foi descoberta pelos cariocas e vem sendo muito frequentada principalmente nos finais de semana de calor.

Dicas do Foco na Viagem:

  • Antes de ir, cheque a tábua de marés. Na maré alta a piscina nem aparece
  • Vá o mais leve possível, pois o acesso pode ficar complicado se você estiver com muita coisa
  • No local não há faixa de areia e nenhuma estrutura de quiosques, portanto leve seu lanche se deseja passar um tempo no local
  • Como a piscina não é muito grande, prefira ir em dias de semana para não pegar o local lotado
  • Não esqueça de levar sua câmera ou celular para tirar lindas fotos
  • Caso queira conhecer mas está com algum receio, a sugestão é que você procure um guia na região, pois além de ser um local perigoso, não há salva vidas
  • Se você chegar até lá e não quiser descer porque ficou com medo do paredão, não tem problema. Sente e admire as ondas batendo nas pedras e enchendo a piscina

Se inscreva no canal: https://www.youtube.com/foconaviagem

Envie sua dúvida pelo instagram @foconaviagemreal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *