São João del-Rei é mais uma cidadezinha mineira com aquele charme de cidade histórica. A cidade foi construída e povoada durante o ciclo do ouro (séc. XVIII) e ainda mantém traços coloniais no centro histórico até os dias de hoje.
Conhecendo o Centro Histórico
O Centro Histórico de São João del-Rei dá para ser explorado a pé mesmo em algumas horas do seu dia. As atrações ficam bem próximas e é muito fácil se guiar por elas.
A arquitetura, que ainda preserva a história da antiga cidade colonial, é uma das principais características do centro histórico onde você poderá observar em torno de 700 prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nesses prédios funcionam restaurantes, lojas de souvenirs ou bares que à noite costumam ficar movimentados.
Na rua Getúlio Vargas, você passará pelo Solar dos Neves, que é a antiga residência de Tancredo Neves. Nessa mesma rua também é possível encontrar o Museu de Arte Sacra.
Igrejas de São João del-Rei
As igrejas são um espetáculo a parte, em estilo barroco e Rococó, com detalhes do período colonial, elas dão todo o charme à cidade.
A rua Getúlio Vargas é a principal rua do Centro Histórico onde ao ir caminhando você passará pela Igreja Nossa Senhora do Carmo, pela Igreja Nossa Senhora do Pilar e por fim a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que tem a mais bela representação de Maria da cidade.
Caminhando para a rua de trás da Igreja Nossa Senhora do Pilar passamos pelo pelourinho e logo chegamos ao Largo das Mercês, onde encontramos mais uma igreja, a Capela de Nossa Senhora das Mercês, uma igreja do final do século XVIII.
Atravessando a Ponte do Rosário, você irá encontrar a Igreja São Francisco de Assis. Ela fica em frente a uma praça com palmeiras imperiais. Essa igreja foi fundada em 1749 e sua fachada foi obra de Aleijadinho.
Conheça a rua das Casas Tortas
Pegando a rua à direita da Igreja Nossa Senhora do Rosário você chega à rua de Santo Antônio, mais conhecida como rua das casas tortas, onde as casinhas realmente tem um formato um pouco tombado para dentro.
Ela era o antigo caminho dos bandeirantes e abriga casas centenárias de arquitetura colonial.
Visite o Memorial Tancredo Neves
A cidade guarda a lembrança de Tancredo Neves, morador mais ilustre de São João del-Rei com um Memorial dedicado a ele. Inaugurado em 1990, o memorial conta a trajetória política de Tancredo, desde que foi vereador até ser eleito presidente do Brasil. O espaço tem o objetivo de homenagear o advogado e político brasileiro nascido na cidade.
Vá ao Mercado Municipal de São João del-Rei
O mercado municipal de São João del-Rei fica ali bem perto do centro histórico, aproveite para dar uma passadinha lá e encontrar diversas especiarias da culinária mineira, doces, queijos, pimentas, cachaças, além de artesanatos locais.
Aprecie o artesanato da cidade
O artesanato é marca registrada de Minas Gerais e em São João del Rei especificamente o produto mais procurado é o estanho. Mas há muitas lojas de artesanato espalhadas pela cidade onde é possível encontrar também castiçais, cachepôs, tecidos e peças em madeira trabalhada.
Faça o passeio de Maria Fumaça até Tiradentes
Se você tem mais de um dia na cidade de São João del-Rei não deixe de fazer o passeio de Maria Fumaça que leva até Tiradentes. É um passeio realmente imperdível com duração de aproximadamente 45 minutos em um trecho de 12km em vagões de madeira antigos.
Saiba mais sobre o passeio de Maria Fumaça clicando neste link.
Visite Bichinho
Bichinho é um vilarejo que faz parte da Estrada Real e pode ser visitado com poucas horas. Fica bem próximo a Tiradentes e possui muitos ateliês, lojas de artesanatos, oficinas, alambiques e bons restaurantes de comida típica mineira. É um passeio bem tranquilo para se fazer com a família no interior de Minas Gerais.