Visitar a Ambev é uma experiência imperdível para os amantes de cerveja ou mesmo para os curiosos que querem entender um pouco mais do processo de fabricação da bebida.
Sobre a AMBEV
Atualmente a empresa controla cerca de 70% do mercado brasileiro de cervejas, produzindo diversos títulos como: Antarctica, Brahma, Skol, Colorado, Corona, Hoegaarden, Norteña, Stella Artois, entre outras.
Para conhecer um pouco melhor dos produtos da AMBEV entre no site www.ambev.com.br.
Além das cervejas, a AMBEV fabrica vários outros tipos de bebidas, são elas: refrigerantes, sucos, bebidas mistas, isotônicos, energéticos, água, chás e chopps.
Visita gratuita
A visitação à cervejaria AMBEV é gratuita. É necessário entrar no site www.visitasbeerlovers.com.br para fazer um cadastro prévio e, com isso, a cervejaria entra em contato através de um e-mail para o agendamento em data e horário desejados. As únicas exigências são que o visitante vá de calçado fechado e calça comprida.
As unidades de cervejaria para visitação são as seguintes:
- Cervejaria Adriática
- Cervejaria Águas da Serra
- Cervejaria Agudos
- Cervejaria Aquiraz
- Cervejaria Jaguariúna
- Cervejaria Pernambuco
- Cervejaria Rio de Janeiro
Observação: Nossa visita foi feita no mês de fevereiro do ano de 2020.
Como chegar à AMBEV Nova Rio?
A Cervejaria AMBEV Nova Rio fica em Campo Grande a aproximadamente 40km do centro da cidade do Rio de Janeiro. Possui fácil localização e o acesso se dá pela Avenida Brasil.
Endereço: Estr. Antiga Rio São Paulo, 6011, 4421 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
Importante ressaltar que no local existe um amplo estacionamento, que poderá ser utilizado pelos visitantes. No momento da reserva para a visita você já poderá informar a placa do seu carro para a utilização deste estacionamento.
Como é a visita à cervejaria?
A visita na AMBEV é toda guiada e durante todo o percurso é possível conhecer um pouco sobre a história da cervejaria e do processo de fabricação da cerveja desde o início até o envasamento.
Nesse trajeto, você estará livre para fazer perguntas e tirar suas dúvidas. E ao final o visitante tem direito a praticamente um “Open Bar”, isso mesmo, você não leu errado! rsrs É disponibilizado um Chopp produzido há menos de 2 horas na própria cervejaria onde o guia fará um desafio aos visitantes para que tentem descobrir de qual marca é aquele chopp. E ali você poderá beber quantos copos de cerveja quiser e conseguir tomar no tempo disponível até o fim da visita. (Atenção: se beber não dirija)
Como tínhamos algumas dúvidas perguntamos à nossa guia e trouxemos para vocês algumas curiosidades bem interessantes:
Diferença entre chopp e cerveja
Muitas pessoas se perguntam porque existe uma diferença no paladar do chopp para a cerveja, às vezes até de mesma marca.
O processo para a fabricação de ambos é praticamente igual, se diferenciando apenas por uma etapa a mais na produção da cerveja: a pasteurização. Esse processo de pasteurização faz com que a cerveja tenha uma durabilidade maior.
Ou seja, o chopp nada mais é do que a cerveja antes do processo de pasteurização. O que, consequentemente, faz com ele tenha uma durabilidade menor do que a cerveja.
Diferença de sabor da cerveja por regiões do país
Sabe-se que de acordo com a região do Brasil alguns títulos de cerveja se destacam mais. No Rio de Janeiro é mais consumida a Antarctica, em Minas Gerais a Brahma e no Nordeste é mais consumida a Skol.
Antigamente, na produção das cervejas da cervejaria Ambev, era utilizada a água local filtrada sem tratamento de PH e salinidade. O que interferia diretamente no sabor da cerveja.
Atualmente essa diferença não existe mais porque a empresa padronizou isso e toda água utilizada para a fabricação das suas cervejas possui mesmo PH e salinidade, independente da região em que é produzida.