Angra dos Reis: Onde se hospedar e o que fazer

Angra dos Reis é um verdadeiro paraíso para quem procura um destino de praia próximo ao Rio de Janeiro e São Paulo. A cidade possui 365 ilhas com um mar na cor verde-água e águas quentes.

Como Chegar

Se você estiver indo do Rio de Janeiro deverá seguir pela Avenida Brasil e depois entrar na Rio-Santos (BR-101) em direção a Angra dos Reis.

Agora se você vai de São Paulo poderá ir pela Ayrton Senna/Carvalho Pinto até São José dos Campos pegando a Rodovia dos Tamoios, à direita. Ou pode pegar a Via Dutra até Barra Mansa e de lá seguir pela RJ-155, que passa por Rio Claro e Lídice.

Onde Ficar

Se você quer passar dias tranquilos em Angra ou região, nós recomendamos a Pousada Feitiço Caiçara (https://feiticocaicara.com.br/).

Pousada Feitiço Caiçara em Angra dos Reis
Pousada Feitiço Caiçara em Angra dos Reis
  • A pousada está na Praia Vermelha, situada entre Angra dos Reis e Paraty, região da Costa Verde.
  • Na região é possível encontrar muitas opções de atividades como trekking, cachoeiras, ilhas e praias (algumas inexploradas), passeios de barco e pescaria.
  • A pousada possui 22 suítes, sendo 14 delas com varanda com frente para o mar.
  • A pousada oferece também piscina e sauna.

Onde Comer

Uma excelente opção com um ótimo custo benefício que encontramos na região foi a Esfiharia Emirados, onde você poderá encontrar diversos pratos da culinária árabe, como beirutes e esfihas.

Beirute na Esfiharia Emirados
Beirute na Esfiharia Emirados

A outra opção que recomendamos fica entre o centro de Angra dos Reis e Mambucaba. É o Bar do Chuveiro, famoso por seus pastéis de camarão. Mas além disso o bar/restaurante oferece ainda diversas outras opções de pastéis e outros pratos com frutos do mar e demais especialidades.

Almoço no Bar do Chuveiro - Pastéis de camarão com catupiry e siri e como prato principal Bobó de camarão
Almoço no Bar do Chuveiro – Pastéis de camarão com catupiry e siri e como prato principal Bobó de camarão

Já nos passeios de barco, onde são visitadas algumas ilhas de Angra, você acaba ficando limitado a uma opção de restaurante já especificada no momento em que você escolhe o seu passeio. 

Geralmente você já seleciona o que quer comer durante o passeio, dentro da lancha, com o seu marinheiro. Com seu prato escolhido ele repassa o pedido ao restaurante para que seja mais rápida a preparação. As opções de refeições geralmente são boas e variadas para todos os gostos.

O que fazer em Angra dos Reis?

Os melhores atrativos de Angra são justamente as praias e ilhas da região. Como já dissemos o local possui 365 ilhas e você pode escolher as que mais lhe interessa para conhecer. 

Existem os passeios de escuna ou os passeios de lancha compartilhados com as ilhas já estabelecidas. Mas você também poderá fazer um passeio de lancha particular e combinar com o marinheiro quais ilhas quer conhecer. Essa segunda opção é mais cara mas se torna uma excelente pedida se você vai em um grupo maior, barateando assim o passeio. Geralmente na lancha cabem entre 10 a 15 passageiros.

Como nós ficamos hospedados na Pousada Feitiço Caiçara escolhemos conhecer as seguintes praias/ilhas:

Praia Vermelha

A Praia Vermelha é um ótimo lugar para descansar mas possui uma estrutura limitada, geralmente oferecida pelas pousadas ao redor, como a da pousada que nos hospedamos, que possui uma saída diretamente para a praia.

Lá você poderá realizar atividades como caiaque, stand up, mergulho autônomo, pescaria e passeios náuticos para toda Ilha Grande. Além de ótimas trilhas nos arredores.

Nascer do sol na Praia Vermelha - Visto da Pousada Feitiço Caiçara
Nascer do sol na Praia Vermelha – Visto da Pousada Feitiço Caiçara

Praia de São Gonçalinho

A Praia de São Gonçalinho é uma excelente opção para famílias com crianças pequenas, possui águas calmas e estrutura de quiosque/restaurante no local.

No local há um estacionamento onde é cobrado o valor de 5 a 10 reais para você deixar o seu carro.

É de lá que partem os barcos que levam às tranquilas ilhas do Pelado e do Cedro. A travessia é bem rápida e com valores razoáveis. Para a visita à Ilha do Pelado é cobrado o valor de 25 reais por pessoa. Já para a visita à Ilha do Cedro o valor é 60 reais por pessoa.

Ilha do Pelado

Saindo da Praia de São Gonçalinho, conforme dito acima, pegamos o barco para a Ilha do Pelado. E no momento do embarque você já combina com o marinheiro o horário da volta que geralmente pode ser às 14h ou às 16h.

A ilha tem três praias separadas por pedras e a água é muito calma e transparente. Perto das pedras é possível ver os peixinhos, portanto leve seu snorkel ou alugue por lá.

Ilha do Pelado
Ilha do Pelado

É um lugar ideal para passar o dia em família, principalmente para quem está com crianças. Além das águas calmas, o local possui boa estrutura de quiosques com uma comida deliciosa e oferecem mesas com sombrinha para você usar durante o dia todo.

Vila Histórica de Mambucaba

A Vila Histórica de Mambucaba é distrito do município de Angra dos Reis e é uma das primeiras ocupações urbanas do Brasil, sendo tombada pelo Iphan em sua totalidade.

Igreja na Vila Histórica de Mambucaba
Igreja na Vila Histórica de Mambucaba

Observatório Nuclear de Angra dos Reis

O local pode ser visitado gratuitamente e dispõe de um espaço moderno e interativo. Apresentando informações a respeito da geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares e mostrando um pouco da história da energia nuclear no Brasil.

Passeio de lancha/escuna por 6 ilhas

Como os melhores atrativos de Angra são justamente os passeios pelas ilhas, nós super recomendamos você a pegar uma lancha ou uma escuna e fazer o passeio por ilhas paradisíacas da região. 

Esse passeio dura em torno de 6 horas e é possível conhecer 6 ilhas diferentes com uma parada para o almoço.

Saiba mais sobre o passeio das Ilhas Paradisíacas clicando aqui.

Ilhas Botinas (Angra dos Reis)
Ilhas Botinas (Angra dos Reis)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *